domingo, 17 de abril de 2011

GAMBARE NIPPON! UNIDOS NUM SÓ TOM!

Uma corrente de boas energias direcionadas ao Japão e o respeito às vítimas do tsunami e dos terremotos que afligiram o país. Para prestar uma homenagem nacional, grupos de taiko de todas as regiões do Brasil se articulam em um evento único, o “Ganbare Nippon! Unidos em um só tom!". Pela primeira vez, todos tocam juntos, ao mesmo tempo, com o mesmo objetivo, apresentam a música Kenka Yatai, cada um em sua cidade, formando uma corrente harmoniosa. Arte percussiva artística, religiosa e secular para o povo japonês, o taiko propõe a união entre corpo e alma. Seu objetivo é sensibilizar todos à sua volta e irradiar energias dos tambores para a terra e tudo ao seu redor. Assim, grupos de diferentes partes do país se reúnem com a mesma intenção, projetando seus sentimentos em conjunto. Em Kenka Yatai, os tocadores demonstram como cada disputa pode se tornar inútil ao perceber o valor da união em torno de um ideal. Iniciada como uma disputa, a música se desenvolve até o instante em que todos abandonam suas diferenças e passam a usar suas energias com determinação e, em conjunto, ajudando uns aos outros. Com a escolha da composição, os grupos pretendem homenagear o período de desavenças no Japão e destacar a necessidade da solidariedade para superação do problema.

*Às 10h, o Wadô, se apresentou, unido em um só tom com grupos de taiko de todo o país. Ainda compõe o ritual, a exibição de grandes origamis de tsurus (aves que simbolizam Saúde, Felicidade e Força).


*Esse é o grupo Wadô e a lagartixa !!!

*Foi muito emocionante quando os tambores começaram a soar... *Sakamoto Sensei e eu!





*Um momento especial...
*Estavam colocando os tsurus na água...
*Lindo...
*Vários tsurus enormes
*Foi muito especial participar desse evento

*Cada tsuru representa a união e a solidariedade *O público estava encantado



*E eu também...rsrsrs *Linda mensagem

***

*Outra novidade, estavam distribuíndo uns cartões para que todos pudessem escrever suas mensagens de conforto para nosso irmão orientais.

*E no detalhe a fitinha do Senhor do Bonfim

*Depois amarravamos em uma corda, eles serão levadas para o Japão!*Esse é Juan, que também estava mandando sua mensagem






***
***
*** ***


***
***
***
Grupo responsável pela articulação da manifestação nacional, o Wadô planejou o instante como um grande elo, que passa por todo o país, em homenagem aos mais de 28.000 mortos e 250.000 desabrigados. Com milhares de afetados e danos que podem chegar a US$ 300 bilhões, as consequências do tsunami e de uma série de terremotos foram consideradas o pior impacto sofrido pelo país desde a Segunda Guerra Mundial. O objetivo do evento é mostrar que eles não estão sozinhos em sua dor, que apesar de qualquer diferença a união e a harmonia podem aumentar suas forças, como em Kenka Yatai.

Arigatô

Um comentário:

Adriana disse...

Que lindo o Tsuru na água, AMEI!!!
PARABÉNS, DAIANE!
Já postei seu mimo, viu!
Bjs