domingo, 9 de agosto de 2009

**O MUNDO PRECISA DE PAZ**



Queridos amigos!!! fazemos uma arte que carrega muita história e sentimentos fortes, fazemos ORIGAMIS, não podeia deixar passar esse dia em branco...

O DIA MUNDIAL DA PAZ!!!

E lembrar essa história de vida e fé, um grande exemplo para todos nós e um incentivo a continuarmos a dobrar e fazer arte com amor e carinho!!!

Monumento :Parque de Paz de Hiroshima, há uma estátua de Sadako, que repousa em cima de um pedestal de granito, segurando um grou (TSURU) dourado nos braços estendi-dos. Na sua base há uma plaqueta onde se lê: "Este é o nosso grito, esta é nossa oração, paz no mundo ".
“Escreverei PAZ em suas asas e você voará o mundo inteiro”

A HISTÓRIA DE SADAKO
Quando Hiroshima foi bombardeada em 6 de agosto de 1945, a família Sasaki foi poupada. Ou assim parecia. Sadako Sasaki tinha na ocasião só dois anos, e que até os doze, cresceu forte e saudável.
Ela era a corredora mais rápida no time de revezamento da escolar. Um dia na escola, Sadako sentiu-se estranha e atordoada, um sentimento que ela manteve em segredo por semanas, quando corria, tudo parecia girar sobre ela, e ela caia no chão.
Sadako teve leucemia, "a doença" da bomba atômica. Enquanto estava hospitalizada, sua amiga mais íntima a fez lembrar de uma velha lenda japonesa que se ela dobrasse mil grous (tsuru) de papel, os deuses poderiam lhe conceder melhoras novamente.
Com coragem e fé, Sadako começou a dobrar. Embora ela pudesse dobrar somente 644 grous, veio a falecer, Sadako motivou profundo impacto nos seus amigos e colegas.
Eles completaram os mil grous e levantaram fundos junto a todas as crianças das escolas do Japão, para construir uma estátua em honra a Sadako e a todas as cria-ças afetadas pela bomba.
Hoje, no Parque de Paz de Hiroshima, há uma estátua de Sadako, que repousa em cima de um pedestal de granito, segurando um grou (TSURU) dourado nos braços estendi-dos. Na sua base há uma plaqueta onde se lê: "Este é o nosso grito, esta é nossa oração, paz no mundo ".
Possivelmente o pássaro mais velho na terra, tsurus reais - o tipo que vem de ovos - são conhecidos por serem especialmente longos: provido de longas pernas, longo pescoço, longo bico, e longa vida. É dito em lenda japonesa que eles vivem durante mil anos.
Há evidência fóssil de que o Tsuru habitou a terra 60 milhões de anos atrás. O Tsuru de Sandhill é a mais velha espécie viva do pássaro e esteve virtualmente inalterado durante 9 milhões de anos.
Tsurus acasalam para vida e são dedicados aos parceiros em todas as estações. Trabalham fêmea e macho juntos para construir o ninho e compartilhar igualmente dos cuidados com os filhotes. Ao longo da Ásia, o Tsuru é um símbolo da juventude eterna e felicidade e tem inspirado poetas e artistas durante séculos. Há quinze espécies de Tsurus em cinco continentes.

contribuição de: Tong Cheong Mingfonte:http://www.fascinating_folds.com/origamiland/sadako.htm

06 de agosto dia da Paz!!!

Hoje em dia, pessoas de todo o mundo enviam tsurus para o monumento a Sadako em Hiroshima no dia da paz, 6 de Agosto. Também em Washington, in Seattle existe uma estátua a Sadako.
Para enviar 1000 tsuru para o Children´s Monument no parque da paz em Hiroshima, basta colocá-los em pacotes de 100 cada e enviar para:
Office of the Mayor
City of Hiroshima
6-34 Kokutaiji-Machi
1 Chome Naka-ku, Hiroshima 730
Japan

Para unir os tsurus uns aos outros usa uma linha e uma agulha fazendo-a passar pelo buraco da parte de baixo do tsuru de modo a que saia no ponto central do dorso. Vai fazendo isso até unir 100 tsurus. Não te esqueças de fazer um nó na ponta do fio para eles não se soltarem. Se os quiseres separar ligeiramente usa um pedacinho de palha (para beber) entre cada um passando por ela também a agulha com a linha.

Diagrama do tsuru



**Impotante - referente a Promoção de aniversário da lagartixa, fiz um sorteio a moda antiga, coloquei o nome de todos os participantes em pequenos pedaços de papéis e fiz o sorteio e para minha surpresa que ganhou foi a Mila Silveira do blog(http://origamila.blogspot.com/) que por coicidencia faz aniversário no mesmo dia! Inacreditável.rsrsr

Obrigada a todos os participantes pelas doces palavras e pelo carinho!!!

bjs da lagartixa!!!

Nenhum comentário: